(Chamada para a rede fixa nacional)

ESPECIALIDADES

FALE CONNOSCO

MEDICINA INTERNA

A Medicina Interna centra a sua abordagem na avaliação e compreensão do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas. Dada a sua formação abrangente, o Especialista de Medicina Interna dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento médico das diversas doenças do adulto, sendo capaz de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de atuação mais adequado e eficiente.

Sendo assim, o Médico de Medicina Interna está apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, assim como com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

Médica: Dra. Sara Estrela


MEDICINA GERAL E FAMILIAR

A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade abrangente, centrada na pessoa e na sua família e orientada para a prestação de cuidados de saúde primários.

Os médicos que a exercem têm uma formação geral e abrangente em todas as áreas de especialidade, permitindo, desta forma, orientar cada caso de acordo com as necessidades.

Trata-se de uma especialidade basilar nos cuidados de saúde, primando pela articulação com todas as outras especialidades. Caracteriza-se pelo apoio e seguimento da pessoa de forma regular, apresentando uma abordagem preventiva e curativa, sem limites de idade.

Médicos: Dra. Ana Luísa Medeiros, Dr. Francisco Nunes Caldeira e Dra. Cristina Nunes Raposo


GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A Ginecologia/Obstetrícia é uma especialidade médica e cirúrgica que abrange duas importante áreas da saúde da mulher:

A Ginecologia, centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino. Nesta área incluem-se as consultas de ginecologia geral, menopausa, planeamento familiar, patologia do colo, patologia da mama e uroginecologia, esta última centrada no diagnóstico e tratamento da incontinência urinária e das doenças do pavimento pélvico.

A Obstetrícia garante o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tendo como objetivo um parto bem-sucedido.

Médicos: Dr. Óscar Rebelo, Dra. Bruna Melo e Dra. Joana Vasconcelos Raposo


PEDIATRIA

A pediatria é a especialidade médica dedicada à criança, desde o recém-nascido ao adolescente.

Foca-se nos diversos aspetos ligados à saúde, incluindo prevenção e tratamento da doença.

Tem como objetivo a promoção do bem estar físico, emocional, intelectual e social tanto da criança saudável como da criança com doença aguda ou crónica.

Médicos: Dra. Joana Rosa, Dra. Joana Fortuna e Dra. Sara Dias


CONSULTA DE AMAMENTAÇÃO


Consulta de preparação para a amamentação (Se tens dúvidas se vais conseguir, o que fazer para correr bem ou se tiveste uma experiência anterior menos positiva e não queres que aconteça de novo):

  • Fases do leite materno e sua composição;
  • Descida de leite;
  • Livre demanda;
  • Pega correta;
  • Posições de amamentação;
  • Tipos de sucção;
  • Sinais de fome/saciedade;
    Impacto das tetinas.


Consulta de amamentação - pós-parto (és recém mamã e estás com dificuldades na amamentação ou as coisas não estão a correr 100% como idealizaste e precisas de um apoio a solucionar problemas): 

  • Avaliação da mamada e correção de pega;
  • Livre demanda;
  • Patologias mamárias: dor, mastite, fissuras, ductos entupidos, etc.;
  • Técnicas para aumento da produção de leite;
  • Como suplementar em caso de necessidade.


Consulta de regresso ao trabalho (Para ti mãe que vais regressar ao trabalho e tens medo de um desmame precoce e necessitas de ajuda para perceber como vão ser as tuas rotinas de extração e o que esperar desta nova fase):

  • Stock de leite (como e quando extrair mais e melhor);
  • Tipos de extração;
  • Plano de extração (adaptado a cada família/situação);
  • Conservação de leite materno;
  • Métodos de suplementação.


Médica: Dra. Cristina Nunes Raposo


ORTOPEDIA

A Ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho locomotor, tais como lesões ósseas, articulares, tendinosas, musculares e dos nervos periféricos.

A consulta passa pela recolha da história clínica, diagnóstico da patologia e pelo tratamento.

Este pode ser conservador (com medicação, exercício físico ou fisioterapia) ou com a proposta de uma intervenção cirúrgica. Também será dada especial atenção à prevenção de determinadas patologias como a artrose e osteoporose.

Médicos: Dr. Ricardo Simões e Dr. João Gonçalves


CIRURGIA GERAL

A Cirurgia Geral é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico, quando aplicável, das patologias benignas e malignas do sistema digestivo, glândulas endócrinas, mama e da parede abdominal.

Na Medclinica dedicámo-nos ao tratamento de doenças benignas nas seguintes áreas: Doença de Refluxo Gastroesofágico, Litíase Vesicular, Hérnias da Parede Abdominal, Proctologia, (nomeadamente, fissuras e hemorróidas) e ainda na área da Pele e Tecidos Moles.

A clinica oferece a possibilidade de realização de pequenos procedimentos sob anestesia local, nomeadamente, exerése de quistos sebáceos, lipomas, sinais e tratamento da unha encravada.

Consulta da Patologia da Mama - Estuda de uma forma global e integrada a mama normal e patológica (patologia benigna ou maligna) em qualquer idade e sexo. Uma série de condições clínicas são avaliadas em consulta, nomeadamente a doença fibrocística, a dor mamária, a presença de nódulos, corrimento mamilar, infeções e alterações em ecografias mamárias e mamografias.

Médicos: Dr. Duarte Viveiros e Dra. Ana Teresa Bernardo


MEDICINA DENTÁRIA

  • A Medicina Dentária dedica-se a todos os aspetos relacionados com a saúde oral, tendo como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das afeções dentárias nos adultos e nas crianças.
    Trata-se de um ramo multidisciplinar que engloba várias áreas como a endodontia, periodontologia, prostodontia, cirurgia oral, oclusão, entre outras.
    Medicina Dentária Preventiva;
  • Endodontia – Desvitalização dentária;
  • Periodontologia- tratamento de periodontites e gengivites, destartarizações, curetagens e alisamentos radiculares;
  • Odontopediatria;
  • Prótese Fixa ou Removível – reabilitação dentária com coroas, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais.


Médicos: Dra. Sandra Miranda e Dr. Ricardo Caetano


IMPLANTOLOGIA

A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que oferece soluções de substituição de dentes que mais se aproximam à dentição natural.

Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas, pontes ou próteses.

No final, torna-se praticamente impossível distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal.

Médico: Dr. Ricardo Caetano


PSIQUIATRIA

A Psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais.

O seu principal objetivo é aliviar o sofrimento mental, tendo um enfoque principalmente biológico, mas integrando conceitos da Psicologia.

Atualmente existem várias estratégias e medicamentos que ajudam a pessoa a repor o equilíbrio químico cerebral e consequentemente, o seu bem-estar psicológico.

Médico: Dr. Daniel Tavares Rego


PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

O especialista em psicologia clínica e da saúde tem a competência científica na aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica e intervenção.
A terapia Cognitivo-comportamental tem como objetivo alterar os padrões de comportamento e de pensamento, por forma a aliviar os sintomas da paciente.

Dr. Nelson Moura, Dra. Ana Meneses e Dr. Francisco Sousa


ACUPUNTURA

A Acupuntura elétrica é uma disciplina da medicina oriental, cuja abordagem se baseia no sistema energético e fisiológico do organismo humano, composto por pontos e meridianos de Acupuntura.
A sua popularidade aumentou no ocidente como um método de tratamento da dor, pelo investimento em estudos científicos sobre os efeitos fisiológicos desta terapia milenar.
Este método pode tratar de diversas patologias, sendo sempre recomendado um acompanhamento médico tanto no diagnóstico como no follow-up após o tratamento. A Acupuntura é compatível com outras áreas da medicina, sendo por isso uma alternativa, mas não sobrepondo a ação médica convencional.

Terapeuta: Miguel Ramires


RADIOLOGIA - ECOGRAFIA

O que é a ecografia?
A ecografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo.
Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo são utilizadas diferentes sondas, que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.

Como é feita a ecografia?
A ecografia é um exame simples e seguro. É efetuada a colocação de sonda imediatamente sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar. Para produzir as imagens de forma correta é necessária a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.
Durante o exame o médico radiologista observa as imagens e interpreta-as. São efetuadas recolhas das imagens mais importantes e no final o médico radiologista produz um relatório.


ECOGRAFIA ABDOMINAL

A ecografia abdominal está indicada, sobretudo, na avaliação do fígado, vesícula e vias biliares. As queixas mais frequentemente associadas são a dor abdominal e o enfartamento. Para além destes órgãos, permite também avaliar o baço, pâncreas e se existe líquido intra-abdominal.
Para uma melhor avaliação é recomendado um jejum de 6 horas.


ECOGRAFIA TIRÓIDEIA

A ecografia tiróideia está indicada na avaliação da glândula tiróide, sobretudo quando há alterações das hormonas tiroideias (análises) e para a pesquisa de nódulos tiroideus.


ECOGRAFIA RENAL

A ecografia renal está indicada nos casos de patologia nos rins, como a litíase renal (pedra nos rins) ou para avaliação de outras patologias.


 

Médica: Dra. Rafaela Sousa

ECOGRAFIA VESICAL (SUPRAPÚBICA)

A ecografia vesical permite-nos avaliar a bexiga. Algumas indicações para a realização da eco vesical são: tumores benignos ou malignos da bexiga (cancro), cálculos, divertículos, alterações estruturais que estão na base de infeções urinárias de repetição entre muitas outras patologias.
O exame é, por no
rma, efetuado com a bexiga cheia para possibilitar uma melhor acuidade diagnóstica.


ECOGRAFIA PÉLVICA

A ecografia pélvica está indicada na avaliação dos órgãos pélvicos, como o útero e ovários no caso das mulheres, e a próstata no caso dos homens. Para a sua correta execução é necessário que a bexiga se encontre cheia.


ECOGRAFIA MAMÁRIA

A ecografia mamária é um exame que nos permite estudar a mama e desta forma detetar possíveis anomalias. O estudo pode ser complementado com outras técnicas imagiológicas, nomeadamente a mamografia e a ressonância magnética.


ECOGRAFIA DAS PARTES MOLES

A ecografia das partes moles está indicada para a avaliação das estruturas superficiais, como o músculo e a gordura subcutânea. Pode ser dirigida a qualquer área da superfície corporal.


ECOGRAFIA PROSTÁTICA (SUPRAPÚBICA)

A ecografia prostática é um exame de rotina ou para deteção de patologia da próstata e vesiculas seminais, nomeadamente alterações inflamatórias, Hiperplasia Benigna da Próstata ou lesões tumorais malignas.
Para a sua correta execuç
ão é necessário que a bexiga se encontre cheia.


ECOGRAFIA DAS GLÂNDULAS SALIVARES

A ecografia das glândulas salivares é um exame médico por imagem que serve para estudar estes importantes órgãos e desta forma diagnosticar diversas patologias. A ecografia possibilita uma boa avaliação dos lobos superficiais da parótida e submandibular, permitindo também uma boa distinção entre massas intra ou extra-glandulares.


TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

O TF intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

Desde o nascimento, o TF tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Presta cuidados na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais. Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta, o foco de intervenção do TF é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

Fonte
www.aptf.pt.

Terapeuta:  Joana Rego


CIRURGIA VASCULAR

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos como as varizes e a tromboflebite.

Áreas de atividade: doença venosa crónica (varizes); telangiectasias (escleroterapia); trombose venosa profunda; linfedema; doença arterial periférica (isquémia dos membros inferiores); doença carotídea; aneurismas da aorta abdominal ou torácica; realização de exames de ecodoppler arterial ou venoso dos membros e carotídeo.

Médica: Dra. Mafalda Botelho de Melo


NEFROLOGIA

A Nefrologia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do rim. Engloba a avaliação de insuficiência renal aguda e crónica, bem como alterações metabólicas como distúrbios dos iões (sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio), distúrbios ácido-base e distúrbios da água. Inclui também a avaliação de doenças que com mais frequência acometem os rins, tais como diabetes, hipertensão arterial, doença autoimunes, infeções urinárias e cálculos renais, de forma a prevenir a progressão para insuficiência renal.

A Nefrologia também se dedica ao diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial resistente, que pode ser tanto causa como consequência da patologia renal. Em casos avançados, a Nefrologia encarrega-se de fornecer e gerir os tratamentos de substituição da função renal, tais como a Hemodiálise, a Diálise Peritoneal e o Transplante Renal.

Médica: Dra. Carolina Ormonde


HEMATOLOGIA

A Hematologia Clínica é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios linfáticos, baço).

Fazem parte das doenças seguidas por esta especialidade:
» Doenças dos glóbulos vermelhos: Anemia, Poliglobulia, Talassémia
» Patologias hematológicas malignas: Linfoma, Leucemia, Mieloma Múltiplo
» Distúrbios da coagulação (trombofilias, coagulopatias): Hemofilia, Doença de vonWillebrand, Trombocitopenia

Médica: Dra. Ana Rita Leal


ENDOCRINOLOGIA E NUTRIÇÃO

A Endocrinologia é uma especialidade médica que tem como principal objetivo o estudo das alterações funcionais ou estruturais das glândulas endócrinas. O sistema endócrino é um dos principais mecanismos de regulação, prolongado e sustentado do ser vivo, desempenhando um papel crucial desde a reprodução, o crescimento e a puberdade até ao envelhecimento. A especialidade tem diversas áreas de diferenciação nomeadamente a diabetologia, a obesidade, a nutrição, as doenças metabólicas ósseas, as doenças da tiróide, a neuroendocrinologia, as doenças da suprarrenal, a reprodução, a andrologia, a diferenciação sexual e disforia de género, a endocrinologia e gravidez, a endocrinologia em idade pediátrica, a endocrinologia e diabetologia na transição da idade pediátrica para a idade adulta, o ambiente e a desregulação endócrina, etc. Nas áreas de intervenção prática há a referir as provas hormonais dinâmicas, a ecografia cervical para diagnóstico (punção aspirativa e citologia) e terapêutica, novas tecnologias como as monitorizações da glicose, os sistemas de perfusão contínua subcutânea de insulina.

Fonte: 
https://ordemdosmedicos.pt/endocrinologia-e-nutricao-a-especialidade-2/

Principais áreas de atuação:
- Diabetes;
- Doenças da tiróide, incluindo nódulos da tiróide, hipotiroidismo e hipertiroidismo;
- Doença da suprarrenal;
- Obesidade;
- Hipertensão arterial secundária;
- Doenças do sistema reprodutor;
- Endocrinologia pediátrica, como baixa estatura/problemas de crescimento.

Médica: Dra. Carolina Chaves


NUTRIÇÃO

O nutricionista visa a proteção e promoção da saúde, prevenção, controlo e tratamento da doença. O ato do nutricionista consiste nas atividades de avaliação, diagnóstico, prescrição, intervenção e monitorização alimentar e nutricional, bem como planeamento, implementação, gestão, comunicação, inovação, segurança e sustentabilidade alimentar e nutricional dirigida a pessoas, grupos, organizações ou comunidades. Constituem ainda ato do nutricionista, as atividades técnico - científicas de investigação, ensino, formação, educação, gestão e organização no âmbito da alimentação e nutrição. Compete ao nutricionista na sua consulta: -avaliar o estado nutricional a nível individual; -realizar anamnese alimentar; -elaborar um diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares; -fazer uma prescrição nutricional, com base no diagnóstico e estado de saúde, adequando-a à evolução do estado nutricional do individuo; -prescrever, planear, analisar, supervisionar e avaliar os planos alimentares terapêuticos.


https://www.ordemdosnutricionistas.pt/


https://www.apn.org.pt


Médica: Dra. Joana Lopes


REUMATOLOGIA

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, ou seja, todas as patologias que afetam o aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões) com origem não traumática, bem como de doenças sistémicas autoimunes/imunomediadas que afetam o tecido conjuntivo existente no aparelho locomotor e noutros aparelhos/sistemas, como a pele, olhos, sistema nervoso e órgãos internos.


As doenças reumáticas podem manifestar-se de diversos modos, mas tipicamente surgem associadas a dor, inchaço e rigidez nas articulações, e incluem patologias como a osteoartrose, gota, artrite reumatóide, espondilartrites, tendinites e bursites, lúpus eritematoso sistémico, miosites, esclerose sistémica, doenças ósseas metabólicas (osteoporose), entre outras.


Médico: Dr. Filipe Pinheiro


CONSULTA DO VIAJANTE

A mobilidade populacional a nível internacional, por questões de lazer, estudo, trabalho ou outros (ex.: refugiados), pode condicionar desafios para a saúde das pessoas, mediante as características do destino, da viagem e do viajante. O contacto de quem se desloca com ambientes e fatores diferentes dos existentes na sua realidade geográfica habitual (ex.: agentes transmissores de doença, clima, altitude), pode interferir com os objetivos da viagem, tornando-a menos prazerosa e/ou proveitosa. Estes fatores potencialmente agressivos são, não raras vezes, desconhecidos por quem viaja. A Medicina do Viajante debruça-se sobre a mobilidade populacional e eventuais condicionantes de saúde nos locais de destino. O Médico do Viajante procura aconselhar quem se desloca, numa atitude preventiva para minimizar o risco para a saúde do viajante, com objetivo último que este tenha a melhor experiência possível. Na Consulta do Viajante poderão ser abordados temas diversos, como: atitudes preventivas a ter no local de destino; revisão do estado vacinal; risco de doenças transmitidas por vetores (ex.: malária) e como minimizá-lo; risco de doenças transmitidas por água e alimentos contaminados e como minimizá-lo; informação sobre outras doenças endémicas e surtos; preparação do estojo/kit de viagem; precauções a ter em caso de doença durante e após viagem; aconselhamento específico a viajantes com características especiais (crianças grávidas, idosos).


 A Consulta do Viajante deve ser realizada, preferencialmente, entre 4 a 8 semanas antes da viagem, de forma se poder realizar as medidas preventivas eventualmente necessárias. Todavia, pode ser muito útil mesmo se realizada na véspera da viagem. Para a consulta deverá trazer o seu Boletim de Vacinas e a listagem da medicação habitual, bem como alguma informação clínica potencialmente relevante.


Médico Dr. Francisco Nunes Caldeira

Share by: