Especialidades

 
 
 

 

Medicina Interna

 
 
 
A Medicina Interna centra a sua abordagem na avaliação e compreensão do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas. Dada a sua formação abrangente, o Especialista de Medicina Interna dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento médico das diversas doenças do adulto, sendo capaz de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de atuação mais adequado e eficiente.

Sendo assim, o Médico de Medicina Interna está apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, assim como com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

Médico: Dr.ª Sara Estrela
 
 
 
Medicina Interna
 
 
 
 
 
 
 

 

Medicina Geral e Familiar

 
 
 
A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade abrangente, centrada na pessoa e na sua família e orientada para a prestação de cuidados de saúde primários.

Os médicos que a exercem têm uma formação geral e abrangente em todas as áreas de especialidade, permitindo, desta forma, orientar cada caso de acordo com as necessidades.

Trata-se de uma especialidade basilar nos cuidados de saúde, primando pela articulação com todas as outras especialidades. Caracteriza-se pelo apoio e seguimento da pessoa de forma regular, apresentando uma abordagem preventiva e curativa, sem limites de idade.

Médico: Dr.ª Ana Luísa Medeiros
 
 
 
Medicina Geral e Familiar
 
 
 
 
 
 
 

 

Ginecologia e obstetrícia

 
 
 
A Ginecologia/Obstetrícia é uma especialidade médica e cirúrgica que abrange duas importante áreas da saúde da mulher:

A Ginecologia, centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino. Nesta área incluem-se as consultas de ginecologia geral, menopausa, planeamento familiar, patologia do colo, patologia da mama e uroginecologia, esta última centrada no diagnóstico e tratamento da incontinência urinária e das doenças do pavimento pélvico.

A Obstetrícia garante o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tendo como objetivo um parto bem-sucedido.

Médicos: Dr. Óscar Rebelo e Dr.ª Bruna Melo
 
 
 
Ginecologia
 
 
 
 
 
 
 

 

Pediatria

 
 
 
A pediatria é a especialidade médica dedicada à criança, desde o recém-nascido ao adolescente.

Foca-se nos diversos aspetos ligados à saúde, incluindo prevenção e tratamento da doença.

Tem como objetivo a promoção do bem estar físico, emocional, intelectual e social tanto da criança saudável como da criança com doença aguda ou crónica.

Médico: Dr.ª Catarina Franco e Dr.ª Joana Rosa
 
 
 
Pediatria
 
 
 
 
 
 
 

 

Ortopedia

 
 
 
A Ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho locomotor, tais como lesões ósseas, articulares, tendinosas, musculares e dos nervos periféricos.

A consulta passa pela recolha da história clínica, diagnóstico da patologia e pelo tratamento.

Este pode ser conservador (com medicação, exercício físico ou fisioterapia) ou com a proposta de uma intervenção cirúrgica. Também será dada especial atenção à prevenção de determinadas patologias como a artrose e osteoporose.

Médico: Dr. Ricardo Simões
 
 
 
Ortopedia
 
 
 
 
 
 
 

 

CIRURGIA GERAL

 
 
 
A Cirurgia Geral é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico, quando aplicável, das patologias benignas e malignas do sistema digestivo, glândulas endócrinas, mama e da parede abdominal.

Na Medclinica dedicámo-nos ao tratamento de doenças benignas nas seguintes áreas: Doença de Refluxo Gastroesofágico, Litíase Vesicular, Hérnias da Parede Abdominal, Proctologia, (nomeadamente, fissuras e hemorróidas) e ainda na área da Pele e Tecidos Moles.

A clinica oferece a possibilidade de realização de pequenos procedimentos sob anestesia local, nomeadamente, exerése de quistos sebáceos, lipomas, sinais e tratamento da unha encravada.

Médico: Dr. Duarte Viveiros
 
 
 
Cirurgia Geral
 
 
 
 
 
 
 

 

MEDICINA DENTÁRIA

 
 
 
A Medicina Dentária dedica-se a todos os aspetos relacionados com a saúde oral, tendo como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das afeções dentárias nos adultos e nas crianças.
Trata-se de um ramo multidisciplinar que engloba várias áreas como a endodontia, periodontologia, prostodontia, cirurgia oral, oclusão, entre outras.
  • Medicina Dentária Preventiva;
  • Endodontia – Desvitalização dentária;
  • Periodontologia- tratamento de periodontites e gengivites, destartarizações, curetagens e alisamentos radiculares;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia- correção da posição dos dentes e desenvolvimento maxilofacial;
  • Prótese Fixa ou Removível – reabilitação dentária com coroas, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais.

Médicos: Dr.ª Sandra Miranda e Dr.ª Cheila Rosa
 
 
 
medicina dentária
 
 
 
 
 
 
 

 

implantologia

 
 
 
A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que oferece soluções de substituição de dentes que mais se aproximam à dentição natural.

Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas, pontes ou próteses.

No final, torna-se praticamente impossível distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal.

Médico: Dr. Pedro Almeida
 
 
 
Implantologia
 
 
 
 
 
 
 

 

psiquiatria

 
 
 
A Psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais.

O seu principal objetivo é aliviar o sofrimento mental, tendo um enfoque principalmente biológico, mas integrando conceitos da Psicologia.

Atualmente existem várias estratégias e medicamentos que ajudam a pessoa a repor o equilíbrio químico cerebral e consequentemente, o seu bem-estar psicológico.

Médico: Dr. Daniel Tavares Rego

 
 
 
psiquiatria
 
 
 
 
 
 
 

 

psiCOLOGIA

 
 
 
O especialista em psicologia clínica e da saúde tem a competência científica na aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica e intervenção.
A terapia Cognitivo-comportamental tem como objetivo alterar os padrões de comportamento e de pensamento, por forma a aliviar os sintomas da paciente.

Médico: Dr. Nelson Moura

 
 
 
psicologia
 
 
 
 
 
 
 

 

ACUPUNTURA

 
 
 
A Acupuntura elétrica é uma disciplina da medicina oriental, cuja abordagem se baseia no sistema energético e fisiológico do organismo humano, composto por pontos e meridianos de Acupuntura.
A sua popularidade aumentou no ocidente como um método de tratamento da dor, pelo investimento em estudos científicos sobre os efeitos fisiológicos desta terapia milenar.
Este método pode tratar de diversas patologias, sendo sempre recomendado um acompanhamento médico tanto no diagnóstico como no follow-up após o tratamento. A Acupuntura é compatível com outras áreas da medicina, sendo por isso uma alternativa, mas não sobrepondo a ação médica convencional.

Médico: Dr. Miguel Ramires

 
 
 
acupuntura
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

Radiologia - Ecografia

 
O que é a ecografia?
A ecografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo.
Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo são utilizadas diferentes sondas, que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.

Como é feita a ecografia?
A ecografia é um exame simples e seguro. É efetuada a colocação de sonda imediatamente sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar. Para produzir as imagens de forma correta é necessária a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.
Durante o exame o médico radiologista observa as imagens e interpreta-as. São efetuadas recolhas das imagens mais importantes e no final o médico radiologista produz um relatório.
 

Ecografia Abdominal

 
A ecografia abdominal está indicada, sobretudo, na avaliação do fígado, vesícula e vias biliares. As queixas mais frequentemente associadas são a dor abdominal e o enfartamento. Para além destes órgãos, permite também avaliar o baço, pâncreas e se existe líquido intra-abdominal.
Para uma melhor avaliação é recomendado um jejum de 6 horas.
 

Ecografia Tiróideia

 
A ecografia tiróideia está indicada na avaliação da glândula tiróide, sobretudo quando há alterações das hormonas tiroideias (análises) e para a pesquisa de nódulos tiroideus.
 

Ecografia Renal

 
A ecografia renal está indicada nos casos de patologia nos rins, como a litíase renal (pedra nos rins) ou para avaliação de outras patologias.
 
 
 

Ecografia vesical (suprapúbica)

 
A ecografia vesical permite-nos avaliar a bexiga. Algumas indicações para a realização da eco vesical são: tumores benignos ou malignos da bexiga (cancro), cálculos, divertículos, alterações estruturais que estão na base de infeções urinárias de repetição entre muitas outras patologias.
O exame é, por norma, efetuado com a bexiga cheia para possibilitar uma melhor acuidade diagnóstica.
 

Ecografia pélvica

 
A ecografia pélvica está indicada na avaliação dos órgãos pélvicos, como o útero e ovários no caso das mulheres, e a próstata no caso dos homens. Para a sua correta execução é necessário que a bexiga se encontre cheia.
 

Ecografia mamária

 
A ecografia mamária é um exame que nos permite estudar a mama e desta forma detetar possíveis anomalias. O estudo pode ser complementado com outras técnicas imagiológicas, nomeadamente a mamografia e a ressonância magnética.
 

Ecografia das partes moles

 
A ecografia das partes moles está indicada para a avaliação das estruturas superficiais, como o músculo e a gordura subcutânea. Pode ser dirigida a qualquer área da superfície corporal.
 

Ecografia prostática (suprapúbica)

 
A ecografia prostática é um exame de rotina ou para deteção de patologia da próstata e vesiculas seminais, nomeadamente alterações inflamatórias, Hiperplasia Benigna da Próstata ou lesões tumorais malignas.
Para a sua correta execução é necessário que a bexiga se encontre cheia.
 

Ecografia das glândulas salivares

 
A ecografia das glândulas salivares é um exame médico por imagem que serve para estudar estes importantes órgãos e desta forma diagnosticar diversas patologias. A ecografia possibilita uma boa avaliação dos lobos superficiais da parótida e submandibular, permitindo também uma boa distinção entre massas intra ou extra-glandulares.
 
 
 
 
Médicas: Dr.ª Sofia Dutra e Dr.ª Rafaela Sousa
 
 
 

 

Terapia da Fala

 
 
 
O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

O TF intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

Desde o nascimento, o TF tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Presta cuidados na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais. Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta, o foco de intervenção do TF é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

Fonte: www.aptf.pt.

Médico: Dr.ª Joana Rego
 
 
 
Terapia da Fala